Carros Dicas

Tucho mecânico ou hidráulico?

18:18Opala Marília


   LITERATURA TÉCNICA SOBRE TUCHO            

Comandos para tucho mecânico: 
  • O inicio da rampa de levantamento é precedido por rampa de velocidade constante;
  • Processo de fabricação inferior e mais simples que o de tucho hidráulico;
  • Possuem ótima precisão a 0,05 e perdendo com folgas de funcionamento; 
  • Maior flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e menor flutuamento no ápice; 
  • Trabalham com temperaturas menores que os de tucho hidráulico;
  • Possuem funcionamento ruidoso(principalmente quando a velocidade de abertura é elevada); 
  • Trabalham com diagrama variável devido às folgas de ajuste(dilatação térmica); 
  • Trabalham sem perda de lift na rampa de aceleração; 
  • Produz maior torque em baixas rotações;
  • Possuem menor limite de flutuamento de válvulas; 
  • Possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
  • Necessitam de manutenção das folgas de correção;
  • Possuem diagramas mais flexíveis devido ao maior torque disponível em baixas rotações; 
  • O mecanismo de acionamento das válvulas é mais robusto, mais barato e mais confiável; 
  • Sofrem menor desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo); 
  • Permitem pequenos erros nos cálculos de projeto devido a possibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste; 
  • Ocasionam maior desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo; 
  • Não depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
  • Não ocasiona variações de pressão no circuito de lubrificação do motor; 
Comandos para tucho hidráulico:
  • O inicio da rampa de levantamento não é precedido por rampa de velocidade constante(a rampa de aceleração é ligada diretamente ao círculo base...apenas no caso de círculo base centrado); 
  • Processo de fabricação superior e mais complexo que o de tucho mecânico; 
  • Possuem ótima precisão a 0,05 e também com "folgas"(zero) de funcionamento; 
  • Menor flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e maior flutuamento no ápice; 
  • Trabalham com temperaturas maiores que os de tucho mecânico; 
  • Possuem funcionamento silencioso; 
  • Trabalham com diagrama fixo devido à inexistência de folgas de correção e à correção dos próprios tuchos;
  • Trabalham com perda de lift na rampa de aceleração;
  • Produz menor torque em baixas rotações;
  • Possuem maior limite de flutuamento de válvulas; 
  • Não possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
  • Necessitam de manutenção dos tucho que eventualmente entopem; 
  • Possuem diagramas menos flexíveis devido ao menor torque disponível em baixas rotações;
  • O mecanismo de acionamento das válvulas é menos robusto, mais caro e menos confiável;
  • Sofrem maior desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
  • Não permitem erros nos cálculos de projeto devido a impossibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste que não existem;
  • Ocasionam menor desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo; 
  • Depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
  • Causa variações de pressão no circuito de lubrificação do motor; 

Comando MECÂNICO trabalha APENAS com tucho MECÂNICO.
  • Se a troca for feita da forma correta não há problema algum...apenas deve-se atentar para as vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema..
  • Trabalham com folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama; 
  • Trabalham sem folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
OBS: Comando HIDRÁULICO trabalha com tucho HIDRÁULICO e ou MECÂNICO.


Fonte:Galvão Opaleiros do Paraná


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