LITERATURA TÉCNICA SOBRE TUCHO
Comandos para tucho mecânico:
- O inicio da rampa de levantamento é precedido por rampa de velocidade constante;
- Processo de fabricação inferior e mais simples que o de tucho hidráulico;
- Possuem ótima precisão a 0,05 e perdendo com folgas de funcionamento;
- Maior flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e menor flutuamento no ápice;
- Trabalham com temperaturas menores que os de tucho hidráulico;
- Possuem funcionamento ruidoso(principalmente quando a velocidade de abertura é elevada);
- Trabalham com diagrama variável devido às folgas de ajuste(dilatação térmica);
- Trabalham sem perda de lift na rampa de aceleração;
- Produz maior torque em baixas rotações;
- Possuem menor limite de flutuamento de válvulas;
- Possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
- Necessitam de manutenção das folgas de correção;
- Possuem diagramas mais flexíveis devido ao maior torque disponível em baixas rotações;
- O mecanismo de acionamento das válvulas é mais robusto, mais barato e mais confiável;
- Sofrem menor desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
- Permitem pequenos erros nos cálculos de projeto devido a possibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste;
- Ocasionam maior desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo;
- Não depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
- Não ocasiona variações de pressão no circuito de lubrificação do motor;
Comandos para tucho hidráulico:
- O inicio da rampa de levantamento não é precedido por rampa de velocidade constante(a rampa de aceleração é ligada diretamente ao círculo base...apenas no caso de círculo base centrado);
- Processo de fabricação superior e mais complexo que o de tucho mecânico;
- Possuem ótima precisão a 0,05 e também com "folgas"(zero) de funcionamento;
- Menor flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e maior flutuamento no ápice;
- Trabalham com temperaturas maiores que os de tucho mecânico;
- Possuem funcionamento silencioso;
- Trabalham com diagrama fixo devido à inexistência de folgas de correção e à correção dos próprios tuchos;
- Trabalham com perda de lift na rampa de aceleração;
- Produz menor torque em baixas rotações;
- Possuem maior limite de flutuamento de válvulas;
- Não possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
- Necessitam de manutenção dos tucho que eventualmente entopem;
- Possuem diagramas menos flexíveis devido ao menor torque disponível em baixas rotações;
- O mecanismo de acionamento das válvulas é menos robusto, mais caro e menos confiável;
- Sofrem maior desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
- Não permitem erros nos cálculos de projeto devido a impossibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste que não existem;
- Ocasionam menor desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo;
- Depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
- Causa variações de pressão no circuito de lubrificação do motor;
Comando MECÂNICO trabalha APENAS com tucho MECÂNICO.
- Se a troca for feita da forma correta não há problema algum...apenas deve-se atentar para as vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema..
- Trabalham com folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
- Trabalham sem folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
OBS: Comando HIDRÁULICO trabalha com tucho HIDRÁULICO e ou MECÂNICO.
Fonte:Galvão Opaleiros do Paraná
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