Modelos de Opala perdidos na História.
Hoje nosso post e sobre conceitos e projetos da GM ,modelos de opala que foram abandonados,modelos que estavam nos planos,mas foram substituídos e poderiam mudar a história.Opala "Las Vegas"
No Salão do Automóvel de 1972 a GMB levou ao evento dois Opala “de estudo”, que é um jeito diferente de chamar um carro conceito feito para testar a receptividade do público. Um deles era o Opala Las Vegas, um cupê pintado de verde claro metálico, com meio teto de vinil branco, grade e lanternas traseiras exclusivas, bancos individuais com encosto alto e revestimento de vinil pérola com detalhes em verde e tapetes de nylon.
A Chevrolet aparentemente nunca planejou realmente vender o carro como exposto no Salão, mas queria saber como seria o interesse do público pelas soluções adotadas no carro. Pelo jeito o pessoal gostou, porque várias delas — como os bancos com encosto alto e o meio teto de vinil — acabaram equipando as versões de série do modelo nos anos seguintesOpala "Aguia"
O outro Opala “de estudo” que foi ao Salão de 72 não tinha nome oficial, mas acabou conhecido como “Águia” devido ao grafismo do capô, semelhante à fênix dos Pontiac Trans Am da época. A ave mitológica no capô não foi a única inspiração dos esportivos americanos: ele tinha retrovisores de corrida afixados no topo dos para-lamas, faróis com grade de proteção, rodas douradas de liga leve com tala larga e pneus de letras brancas.
A carroceria era pintada em marrom metálico e os para-choques cromados eram pintados de preto, dando ao modelo um ar mais esportivo. O interior era monocromático e os bancos individuais com abas laterais mais altas, porém ainda tinham encosto baixo, sem apoios para a cabeça. O modelo acabou não produzido por motivos nunca esclarecidos. Talvez o público brasileiro fosse conservador demais para ter um carro com uma fênix no capô.
Opala"Pick Up"
A imagem acima é uma bela montagem feita no Photoshop, mas acredite: a GM chegou a produzir protótipos de uma picape baseada no Opala, da mesma forma que as Chevy El Camino derivavam do Chevelle. Isso aconteceu no começo de 1973. Segundo a revista Quatro Rodas de fevereiro daquele ano, o modelo teria sua produção iniciada junto com a versão perua do Opala (a Caravan, logicamente) e seria a primeira picape de luxo do Brasil — e também a primeira derivada de um carro de passeio.
Contudo, como sabemos, o projeto acabou cancelado e a primeira picape derivada de um carro de passeio no Brasil foi a Fiat 147 Pick-Up, lançada em 1978.
Opala"Três Portas"
Na edição de setembro de 1975 da revista Quatro Rodas, o jornalista Nehemias Vassão apurou que a Chevrolet estava preparando uma versão de três portas para o Opala. Na prática, se tratava de um Opala cupê com o vidro traseiro integrado à tampa do porta-malas, formando uma abertura maior para acessar o interior do carro — que deixaria de ser um cupê fastback e se tornaria um hatchback. Até mesmo o banco traseiro seria rebatível para ajudar a carregar mais coisas na traseira do modelo.
A ideia era aproveitar uma brecha na legislação tributária que o classificaria como “camioneta de uso misto”, o que lhe renderia uma redução de 4% nos impostos e um preço final mais competitivo. O modelo seria apresentado no Salão do Automóvel de 1976, mas acabou nunca se tornando realidade. A única imagem conhecida do modelo é essa ilustração.
Opala "Diplomata 1979"
Quando falamos em Chevrolet Diplomata logo vem à cabeça aquela última estilização do Opala, com lanternas traseiras integradas, faróis em forma de trapézio e estilo mais moderno. Mas na verdade, o primeiro Diplomata seria lançado ainda na década de 1970, mais exatamente em 1979. Como seu nome sugere, ele foi projetado para ser a versão mais luxuosa do modelo, com rodas de liga-leve, bancos dianteiros reclináveis, direção hidráulica e aquecimento.
Senato" O substituto do Opala?"
No fim dos anos 1980 o Opala já estava nas últimas. O projeto estava completando 20 anos e havia passado por duas reestilizações significativas para tentar atualizá-lo, mas as linhas gerais já denunciavam sua idade avançada. Enquanto isso, a GM decidia qual seria seu sucessor e um dos candidatos era o Opel Senator, uma variação maior e mais luxuosa do Omega.
A GM chegou a testá-lo e a fazer clínicas com consumidores no Brasil, mas no fim acabou decidindo lançar o modelo menor e menos luxuoso, o Omega. O resto da história todos conhecemos muito bem.
Font:http://www.flatout.com.br/
Opala a mais de 20 anos do fim de sua fabricação ,nos surpreende ate nos dias de hoje,com seus requintes e curiosidades.Eterno Opala.
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