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CHEVROLET OPALA 1972

19:45Opala Marília


CHEVROLET OPALA 1972


O Opala modelo 1972 foi um dos mais bonitos. Lançado no segundo semestre de 1971 a grande novidade era o modelo Cupê. Sem as colunas laterais e o estilo fastback o Opala Cupê tinha uma aparência mais esportiva. Inicialmente o Cupê foi lançado no modelo SS (Separated Seat, assendos separados) e GL (Gran Luxo) com motores 6 cilindros de 4100 cc, e posteriormente os modelos Especial e De Luxo com motores de 4 cilindros de 2500 cc e 6 cilindros 4100 cc. Neste ano a GM "aposentou" o 6 cilindros 3800 cc.

















Como opções mais baratas os Opalas Especial e De Luxo tinham algumas diferenças de acabamento.
O Opala Especial era mais despojado. Não tinha frisos cromados internos, nos pára-lamas, nem mesmo no pára-brisas ou no vidro traseiro. Não possuía luz de ré, nem chaves no tanque de combustível e porta-luvas e nem regulagem da intensidade da luz dos instrumentos do painel. O sistema de ventilação interna era mais simplificado. O Especial tinha freios a tambor e câmbio de 3 marchas na coluna, o motor de 4 cilindros que rendia 80 hp era o mesmo no De Luxo, assim como a suspensão. Custava Cr$ 21.490,00.



Mesmo com o lançamento do modelo Cupê 2 portas a GM manteve o modelo de 4 portas.

O modelo De Luxo se diferenciava do Especial externamente por sua belíssima grade dianteira dividida ao meio com frisos cromados, grandes calotas, além de um grande friso na traseira, frisos nas caixas de roda e em todos os vidros. No interior frisos cromados no painel de instrumentos e relógio. Tampa do porta-luvas com chave, estofamento mais luxuoso e tapetes de nylon. Atrás cinzeiros , alças no teto e apoio para os braços.  O medidor do nível de gasolina era do tipo "bimetal", bem mais preciso do que o de bóia usado no modelo Especial. Tinha luzes de ré e tampa do tanque de combustível com chave. Vinha equipado com câmbio de 4 marchas no assoalho e freios a disco. Podia vir equipado com o motor 4100 cc de 6 cilindros. Custava Cr$ 27.388,22.
O sedan 4 portas. 













Com revestimento dos bancos e das laterais de porta em Jersey, porta luvas, centro do volante, faixas nos revestimentos das portas e partes das laterais traseiras imitando jacarandá o interior do Opala Gran Luxo era belíssimo. O isolamento acústico era uma preocupação da GM, este carro era extremante silencioso para a época.
Externamente um filete duplo acompanhava a linha de cintura do carro. Calotas de luxo, frisos cromados nas caixas de rodas, nas calhas e na tampa traseira além dos emblemas na coluna traseira e na lateral do pára-lamas dianteiro davam um toque de classe. Mas o que mais chamava atenção era o teto de vinil que poderia vir em três opções de cores: branco, preto ou bege. 
Equipado com um motor 4100 cc de 6 cc e 140 hp, freios à disco com servo-freio e barra estabilizadora, rodas de 5 polegas com pneus 7.35 S 14 . Custava Cr$ 31.630,00.

















Grandes faixas preto-foscas, grades pintadas de preto com o símbolo no centro, rodas de aço tipo competição de 5 polegadas com pneus especiais 7.35 S 14 e um motor 6 cilindros, 4100 cc de 140 hp, tuchos hidráulicos, caixa Clark de 4 velocidades com alavanca no chão, carburador Brossol Solex H 40/41 DIS e suspensão mais rígida, freios a disco Girling-Varga na dianteira, velocidade máxima de 171 km/h, faziam do Opala SS um verdadeiro esportivo.
Interior despojado todo preto e com um conta-giros no centro do painel, volante esportivo de três raios em aço inoxidável  com o botão da buzina ao centro e símbolo SS. Bancos de vinil corrugado e console com relógio elétrico. Era o sonho de consumo e custava Cr$ 32.050,00.




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Clube do Opala  Marília orgulhosamente possui um opala SS cupe 71/6c pré lançamento da nova linha da GM e um especial 72/4c .




Font:autoclassicos.blogspot.com

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